Equipes definidas para o campeonato 2013

A da temporada 2013 da Fórmula 3 Sul-Americana terá a primeira etapa disputada no templo do automobilismo nacional, o Autódromo de Interlagos, dias 6 e 7 de abril, com pilotos de várias nacionalidades. Além dos brasileiros, que sempre foram maioria, o ano de 2013 tem, já assegurados, pelo menos, um norte-americano e um argentino. A Cesário Fórmula definiu a contratação de Elias Azevedo, pai de Duda Azevedo, que foi campeão da F3 Light em 2002, e do argentino Bruno Etman, que nasceu em Buenos Aires. Elias e Bruno disputam a Fórmula 3 Light. A outra novidade na categoria e a presença do norte-americano Nicholas Silva, de 16 anos. Filho de pais brasileiros, ele foi criado nos Estados Unidos, onde começou sua carreira. Agora, ele vai disputar a temporada pela EMB e terá de administrar bem seu tempo, pois continua a estudar nos EUA. Na Hitech Racing são três os nomes confirmados, com forte possibilidade de o quarto fechar em breve. A novidade é Gustavo Myasava, patrocinado por Drugovich/Viapar. Ele tem 17 anos e desembarca como atual campeão da Copa Brasil de Kart. Gustavo já disputou a etapa do Rio de Janeiro da F3 no ano passado e fará sua primeira temporada completa na categoria. Outros nomes na Hitech são Felipe Guimarães, que fará a F3 junto com a GP3. Ele quer usar a principal categoria continental de monopostos como preparação e quilometragem adicional, pois a GP3 tem treinos limitados. Felipe fez e venceu algumas corridas em 2012 e esteve perto de conquistar o título. A Hitech também tem Gustavo Frigotto, de 17 anos, que depois de duas corridas para adaptação em 2012, fará a temporada completa com os monopostos mais potentes do mundo da F3. O dono da equipe, Rodrigo Contin, está com tudo praticamente definido com pilotos para outros dois carros. A Chemin Racing Na Scuderia JK, Caio Zananni está assegurado nas três etapas na região central do Brasil e perto de conseguir patrocinadores para toda a temporada. A Capital Motorsport já tem garantida a presença de Eduardo Banzolli na Fórmula 3 Light e a RR Racing tem Raphael Raucci com cockpit na F3. O piloto Alexandre Doretto negocia com a Chemim e na Kemba Racing, de Mário de Souza, Leonardo de Souza está confirmado para a temporada e a equipe estuda ainda receber outro piloto. Na Comtec Racing, Yuri Pinafo está com vaga definida na Fórmula 3 e Arthur Ortolani viabiliza patrocinadores para assegurar vaga no campeonato. Existem vagas ainda na Prop Car, de Dárcio dos Santos, tio de Rubens Barrichello, na Dragão Motorsports, de Luis Trinci. Chemim e EMB também possuem carros disponíveis. Uma temporada na Fórmula 3 Sul-americana custa barato se comparada a outras categorias internacionais de monopostos. Para disputar as 16 corridas - oito rodada duplas - de 2013 e fazer todos os treinos da F3 Sul-americana são necessários R$ 500 mil, enquanto que a F3 Light sai pela metade do preço.