Guilherme Samaia aproveita incidente na largada e vence a primeira corrida em Curitiba

Após perder a pole nas últimas voltas do treino qualificatório de sexta-feira com pista molhada por conta do mau tempo, Guilherme Samaia deu a volta por cima e venceu, na manhã deste sábado, a primeira corrida da etapa de abertura da Fórmula 3 Brasil, em Curitiba. 
 
Vice-campeão da categoria em 2016, ele impôs um ritmo forte desde o início, tanto que cruzou a linha de chegada com 27s3 de vantagem para o segundo colocado, Pedro Caland - mais de um segundo por volta, de um total de 26. Ele também teve o caminho facilitado com os problemas enfrentados por Vitor Baptista, detentor na pole position, ainda no grid. Murilo Coletta completou o pódio.
 
Quinto colocado no geral, Marcel Coletta foi o vencedor entre os pilotos da F-3 Academy, a nova divisão de acesso da categoria.
 
Campeão da Euroformula Open em 2015, Vitor Baptista mal pôde defender a primeira posição no grid, já que seu carro ficou parado e ele só conseguiu largar com 45 segundos de atraso. Samaia, que dominou os treinos livres de quinta e sexta, aproveitou a brecha do rival para assumir a liderança. Sem chuva, ele impôs um ritmo forte e nem sequer foi ameaçado. Pedro Caland e Leonardo de Souza também se deram bem com o incidente e saltaram três posições, ocupando segundo e terceiro lugares, respectivamente.
 
Na segunda volta, a corrida sofreu duas baixas, com os abandonos de Igor Fraga, que cravou o melhor tempo no qualificatório entre os pilotos da F-3 Academy, e Rafael Barranco.
 
Enquanto Samaia mantinha a liderança com tranquilidade, Baptista buscava uma prova de recuperação e, após 14 voltas, já era o sexto colocado. Mas não era o dia dele, que voltou para o box e abandonou a etapa de Curitiba.  
 
Já Murilo Coletta, que havia largado na parte de trás do grid, conseguiu uma largada espetacular e foi ganhando posições até tomar o terceiro lugar de Barbosa.
 
Os carros voltam à pista do Autódromo Internacional de Curitiba ainda neste sábado, às 13h30, para a segunda corrida do dia.
 
Depoimentos dos pilotos
 
Guilherme Samaia - vencedor
 
Estou muito feliz com o desempenho, tudo correu superbem, o carro estava ótimo, bem acertado. Coloquei um ritmo bom, puxei o máximo que pude, tentando dar o melhor em cada volta. No fim, consegui achar um trecho de pista limpa e, com o carro mais leve, consegui andar mais próximo do limite. Parabéns a todos pelo trabalho hoje.
 
Pedro Caland - segundo colocado
 
A largada foi boa, pulei de quinto para segundo, consegui acompanhar o Samaia nas primeiras voltas, mas ele acabou sendo mais rápido. Ainda assim, mantive um bom ritmo para me afastar do terceiro colocado.
 
Murilo Coletta - terceiro colocado
 
Foi a primeira corrida pela categoria principal da Fórmula 3 e em monopostos, então estou bem feliz com o resultado. 
 
Classificação final - Corrida 1
 
1° G. Samaia - 31:58.918
2° P. Caland - a 27.305 
3° Mu. Coletta - a 53.663
4° L. Souza - a 1:14.355
5° Ma. Coletta* - a 1 volta
6° E. Elias* - a 1 volta
7° P. Goulart* - a 2 voltas
8° L. Barbosa - a 3 voltas
9° G. Raucci - a 8 voltas
10° S. Henrique* - a 9 voltas
11° V. Batista a 12 voltas
12° I. Fraga* - a 25 voltas
13° R. Barranco - a 25 voltas
 
* F-3 Academy.