Guilherme Samaia confirma favoritismo e faz a pole em Santa Cruz do Sul

Nesta sexta-feira (18) de clima agradável em Santa Cruz do Sul-RS, Guilherme Samaia repetiu aquilo que vem fazendo ao longo da temporada 2017 da F-3 Brasil: andar na frente. O piloto da Cesário F3, que lidera o campeonato na categoria principal, virou 1m12s249 na veloz pista gaúcha e larga na pole position na rodada dupla deste sábado, válida pela quinta etapa.

 

Foi a terceira pole no ano de Samaia, que já nos treinos livres tinha mostrado não querer dar espaço para seus adversários. Seguido de perto pelo companheiro de equipe Christian Hahn, ele dominou as três sessões. Na última delas, bateu o carro na barreira de pneus, mas a equipe agiu com rapidez e conseguiu consertar o carro a tempo da formação do grid.

 

Na hora de acelerar valendo, o piloto do carro #77 apenas confirmou o favoritismo e deixou a tensão da disputa para a briga pela segunda posição. Quem conquistou o lugar ao lado de Samaia na primeira fila foi Giuliano Raucci, da RDC Motorsport, terceiro colocado no campeonato. Herman Palazzo se classificou para largar em terceiro.

 

“Fiz a classificação sentindo um pouco de dor no pulso por causa da batida, perdi algum tempo por causa disso, mas dei o meu melhor. Consegui quatro décimos ainda e foi o suficiente para largar na frente. Neste sábado, vamos manter o ritmo. Confio em uma boa prova”, avaliou o pole.

 

Na temporada Samaia tem 110 pontos, quase o dobro de Murillo Colleta e Giuliano Raucci, que somam 66, cada. Colleta, que não vai disputar a prova de Santa Cruz, fica com a vice-liderança nos critérios de desempate, pois venceu a primeira corrida do ano, a única das oito em que Guilherme Samaia não ocupou o lugar mais alto do pódio.

 

Na disputa da categoria Academy, Igor Fraga, da PropCar Racing, também dominou os adversários e fez o melhor tempo do treino classificatório, quinto no geral. No campeonato, ele ocupa a segunda colocação, com 84 pontos. O líder Marcel Colleta, com 93, não participa da etapa gaúcha.

 

“Meu voo atrasou e não consegui chegar para o primeiro treino livre. Havia corrido aqui em 2015 e demorou um pouco para me readaptar, alguns pontos da pista mudaram. Ainda não está perfeito, podemos melhorar, mas estou satisfeito com o resultado de hoje”, disse Fraga.

 

As duas corridas da quinta etapa da F-3 Brasil acontecem neste sábado em Santa Cruz do Sul. Às 9h30, os pilotos largam para a primeira disputa de 30 minutos mais uma volta. Mais tarde, às 11h55, os seis primeiros colocados invertem o grid para a largada da segunda prova com a mesma duração. Após esta etapa, restarão mais três para o fim da temporada.

 

Declarações dos pilotos

 

“Falta alguma coisa ainda para arrumar no carro, foi uma batida forte, mas temos tempo para deixar tudo certo para a prova. Estou confiante e vou dar o meu melhor”

Guilherme Samaia

 

 

“Quero agradecer à equipe pelo trabalho. Isso ajudou a gente a conquistar esse resultado”

Igor Fraga

 

 

Confira o grid de largada:

 

1-) 77 Guilherme Samaia (F3A - Cesário F3) - 1m12s249

2-) 112 Giuliano Raucci (F3A - RDC Motorsport) - a 0.415

3-) 12 Hernan Palazzo (F3A - PropCar Racing) - a 0.994

4-) 21 Christian Hann (F3A - Cesário F3) - a 1.482

5-) 54 Igor Fraga (F3B - PropCar Racing) - a 2.578

6-) 73 Enzo Elias (F3B - Hitech Racing) - a 2.875

7-) 17 Emilio Padron (F3A - PropCar Racing) - a 4.049

8-) 55 Leo Barbosa (F3B - PropCar Racing) - a 4.797

9-) 119 Pedro Goulart (F3B – RDC Motorsports) - a 5.883