Raucci e Samaia vencem em Santa Cruz do Sul, e Fraga brilha na Academy

O fim de semana que parecia ser de hegemonia de Guilherme Samaia mudou de panorama neste sábado, dia 19, e Giuliano Raucci foi quem mais teve motivos para sorrir em Santa Cruz do Sul (RS), na quinta etapa da F-3 Brasil. Afinal após um problema no carro de Samaia na primeira corrida, Raucci herdou a vitória.  Já na segunda prova do dia, o líder do campeonato se recuperou e, mesmo largando no fim do pelotão, chegou ao triunfo com Giuliano em segundo.

 

O resultado da etapa gaúcha na categoria principal diminui a diferença entre os dois pilotos no campeonato. Guilherme Samaia tem agora 132 pontos, contra 93 de Giuliano Raucci. 

 

Na categoria Academy, Igor Fraga foi soberano no fim de semana. Além de largar na frente, venceu as duas provas com tranquilidade e alcançou a liderança do campeonato, agora com 114 pontos e 21 de folga para o vice-líder, Marcel Coletta.

 

Os carros da F-3 Brasil voltam a correr no dia 16 de setembro em Londrina (PR). Depois desta, vão restar ainda mais duas etapas para o fim da temporada.

 

 

Corrida 1

Largando na segunda posição, Giuliano Raucci, da equipe RDC Motorsport, foi agressivo na largada e conseguiu a ultrapassagem sobre Guilherme Samaia logo na primeira curva. No pelotão de trás, Emilio Padron e Christian Hahn se tocaram e saíram da pista, obrigando a entrada do safety car ainda na primeira volta. Na relargada, foi a vez de Samaia dar o troco e devolver a ultrapassagem no mesmo local.

 

A partir daí, o líder se encaminhava para uma corrida tranquila. Aos poucos, foi aumentando a diferença para o principal adversário, mas na volta 19 teve um problema na carenagem do seu carro #77 e precisou abandonar a disputa.

 

Raucci aproveitou a falta de sorte do rival e conduziu com tranquilidade seu carro #112 para a vitória no circuito gaúcho. Hernan Palazzo, que largou em terceiro, fez uma prova sem ser ameaçado e também ganhou uma posição com o abandono de Samaia. Leo de Souza completou o pódio em Santa Cruz do Sul.

 

Na categoria Academy, Igor Fraga foi atacado por Enzo Elias na largada e chegou a perder a posição, mas conseguiu recuperá-la logo em seguida para fazer uma prova sem ser ameaçado.

 

 

Corrida 2

Na segunda prova do dia, Guilherme Samaia largou da oitava colocação e foi agressivo desde a largada. Logo após o pelotão vencer a primeira curva, ele já estava na ponta. Seu companheiro na equipe Cesário F3, Christian Hahn, aproveitou o embalo e também veio de trás para assumir a segunda posição.

 

O vencedor da primeira prova, Giuliano Raucci, largando em sexto por causa da inversão do grid, adotou uma tática mais cautelosa e foi ganhando posições aos poucos. Quando já ocupava a terceira colocação, contou mais uma vez com a sorte e viu Hahn sair da pista, herdando assim o segundo lugar no pódio.

 

Na F-3 Academy, Igor Fraga repetiu o resultado da primeira prova e venceu com tranquilidade para assumir a liderança da temporada.

 

 

O que eles disseram:

 

“Infelizmente, tivemos um problema na primeira corrida. A fibra soltou e levou junto um sensor, e o carro parou. Foi uma pena, estava me esforçando muito, pois estava com dor no punho. Na segunda corrida, fui com a faca nos dentes, consegui fazer a melhor largada da minha vida e coloquei um rendimento forte quando abriu o espaço”

Guilherme Samaia

 

 

“Foi um fim de semana bom, a gente andou sempre próximo do (Guilherme) Samaia, que é a referência. Demos um pouco de sorte com o problema dele na primeira corrida e, na segunda prova, não foi um início tão bom, mas aos poucos fomos recuperando. Foi bom para o campeonato, consegui tirar uns pontos e chegar cada vez mais próximo da liderança”

Giuliano Raucci

 

 

“Estou bastante feliz com o resultado. Consegui fazer uma largada muito boa na segunda corrida e mantive a liderança da categoria. A equipe conseguiu ir sempre melhorando o carro ao longo do fim de semana. Preciso agradecer à minha equipe e aos meus patrocinadores pelo trabalho e pelo apoio. Agora, é manter o foco para as próximas etapas”

Igor Fraga

 

 

Resultados

 

Corrida 1

 

1-) 112 Giuliano Raucci (F3A - RDC Motorsport) - 32m27s101 (24 voltas)

2-) 12 Hernan Palazzo (F3A - PropCar Racing) - a 52s402

3-) 54 Igor Fraga (F3B - PropCar Racing) - a 53s747

4-) 91 Leo de Souza (F3A - Kemba Racing) - a 1min19s796

5-) 55 Léo Barbosa (F3B - PropCar Racing) - a 1 volta

6-) 73 Enzo Elias (F3B - Hitech Racing) - a 2 voltas

7-) 119 Pedro Goulart (F3B – RDC Motorsports) - a 3 voltas

8-) 77 Guilherme Samaia (F3A - Cesário F3) - a 5 voltas

9-) 17 Emilio Padron (F3A - PropCar Racing) – Não completou

10-) 21 Christian Hann (F3A – Cesário F3) – Não completou

 

 

Corrida 2

 

1-) 77 Guilherme Samaia (F3A - Cesário F3) – 32m04s297 (26 voltas)

2-) 112 Giuliano Raucci (F3A - RDC Motorsport) - a 39s837

3-) 12 Hernan Palazzo (F3A - PropCar Racing) – a 41s956

4-) 54 Igor Fraga (F3B - PropCar Racing) - a 1 volta

5-) 17 Emilio Padron (F3A - PropCar Racing) - a 1 volta

6-) 73 Enzo Elias (F3B - Hitech Racing) - a 1 volta

7-) 55 Léo Barbosa (F3B - PropCar Racing) - a 1 volta

8-) 21 Christian Hann (F3A – Cesário F3) - a 2 voltas

9-) 119 Pedro Goulart (F3B – RDC Motorsports) - a 4 voltas

10-) 91 Leo de Souza (F3A - Kemba Racing) - a 9 voltas

 

Classificações

 

F-3 Brasil

 

1-) Guilherme Samaia – 132 pontos

3-) Giuliano Raucci – 93

2-) Murilo Coletta – 66

4-) José Artur Fortunato – 37

5-) Pedro Caland – 24

6-) Leonardo de Souza – 23

7-) Hernan Palazzo – 21

8-) Airton Santos – 17

9-) Vitor Baptista – 9

10-) Emilio Padron – 7

11-) Christian Hahn – 5

 

F-3 Academy

 

1-) Igor Fraga – 114 pontos

2-) Marcel Coletta – 93

3-) Enzo Elias – 84

4-) Léo Barbosa – 69

5-) Pedro Goulart – 56

6-) Rafael Barranco - 9

7-) Renan Pietrowski - 5