Samaia lidera de ponta a ponta e vence primeira prova da F-3 em Interlagos

Guilherme Samaia venceu a primeira prova da F-3, que aconteceu neste sábado (6), em Interlagos. O piloto largou na pole position e liderou todas as voltas da corrida, não sendo ameaçado em nenhum momento. A disputa pelo segundo lugar entre Murilo Colleta e Christian Hahn, no início da prova, permitiu que Samaia abrisse vantagem de cerca de 1s por volta. Pela F-3 Academy, Igor Fraga liderou com personalidade e acabou em primeiro da classe e em quinto no geral.

A primeira prova aconteceu com a pista seca, apesar da leve garoa antes da largada. Samaia segurou a ponta, seguido por Hahn e Artur Fortunato. A F-3 Academy começou com Marcel Colleta na lideraça. Murilo Colleta logo assumiu o terceiro lugar e alcançou Hahn. Na quinta volta, entretanto, Murilo começou a perder rendimento e foi ultrapassado por Fortunato e Raucci.

Na oitava volta, Igor Fraga pressionou bastante Marcel Colleta e conseguiu a ultrapassagem em grande estilo para assumir a liderança na F-3 Academy.

Airton Santos ficou atravessado na pista na volta 10, determinando a entrada do safety car. Murilo Colleta, então, aproveitou para passar nos pits e trocar os pneus de chuva por slicks. Perdeu posições na pista, mas conseguiu alinhar no fundo do pelotão para a relargada.

Fortunato tentou atacar Hahn pelo segundo lugar na relargada, mas não conseguiu segurar o carro na entrada do S do Senna. Hahn também bloqueou roda para evitar o contato e acabou perdendo rendimento a seguir. Com isso, Fraga assumiu o teceiro lugar no geral e abriu vantagem na liderança da Academy.

Samaia repetiu o desempenho que exibia antes do safety car, enfileirando volta mais rápida atrás de volta mais rápida, abrindo vantagem sobre Giuliano Raucci, que vinha em segundo. A três minutos do fim, Igor Fraga foi alcançado por Fortunato e Murilo Colleta e abriu caminho para os adversários da F-3.

Samaia venceu com 13s de vantagem sobre Giuliano Raucci e 14s sobre Fortunato. Em quinto no geral, Igor Fraga acabou ficando com a vitória na F-3 Academy.

Na segunda corrida da F-3, que acontece também neste sábado em Interlagos, o Grid estará invertido seis posições. Enquanto Samaia largará em sexto, Marcel Colleta partirá da pole.

Confira abaixo a classificação completa da corrida 1:

1-) 77 Guilherme Samaia (F3A - Cesário Fórmula) - 18 voltas em 30min10s773 (média de 171,52 km/h)
2-) 112 Giulino Raucci (F3A - RDC Motorsport) - a 13s311
3-) 41 Artur Fortunato (F3A - Fortunato Racing) - a 14s433
4-) 7 Murilo Coletta (F3A - Cesário Fórmula) - a 19s223
5-) 54 Igor Fraga (F3B - PropCar Racing) - a 20s785
6-) 177 Marcel Coletta (F3B - Cesário Fórmula) - a 50s268
7-) 73 Enzo Elias (F3B - Hitech Racing) - a 3 voltas
8-)12 Cristian Hahn (F3A - Cesário Fórmula) - a 7 voltas
9-) 62 Airton Santos (F3A - Kemba Racing) - a 11 voltas
10-) 119 Pedro Goulart (F3B - RDC Motorsport) - a 11 voltas
11-) 55 Leo Barbosa (F3B - PropCar Racing) - Sem tempo

Depoimento dos pilotos

Guilherme Samaia, vencedor da primeira prova da F-3

"Foi uma corrida muito legal. Mas eu saí na largada bem aflito, porque nas primeiras voltas de aquecimento estava muito molhado e eu tinha certeza que pneu de chuva ia ser melhor para as primeiras voltas. Aí ficou naquele 'vai e não vai', quando eu pensei em ir com o de chuva já não dava mais tempo, mas aí a gente ficou com esse pneu mesmo. Tivemos uma boa largada. Na primeira curva, tive uma pequena briga com o Christian (Hahn), mas aí depois consegui manter um bom ritmo nas primeiras voltas, abri tempo suficiente. No decorrer da prova eu acabei controlando e não andei no limite o tempo todo. Depois veio o Safety Car e consegui abri um pouco também, controlei até o fim, mas até o meu coach falar no rádio que a melhor volta não era minha. Aí eu acelerei na última volta pra ficar com essa marca também."

Igor Fraga, vencedor da F-3 Academy
"Na largada, eu tive problemas com a primeira marcha, então, tive que largar com a segunda. Fui ultrapassado por todo mundo, tive que fazer uma corrida de recuperação e felizmente deu tudo certo.Para a segunda corrida, espero manter o ritmo e a concentração para obter um bom resultado."